Terra e Lar
Credibilidade é o nosso negócio
Telefone/WhatsApp 543214.1300
dormitórios
garagem
área
Valor
NOTÍCIAS

Conheça o novo modelo de financiamento imobiliário

24 Setembro, 2019 por Terra e Lar
Conheça o novo modelo de financiamento imobiliário
O novo modelo de financiamento imobiliário anunciado pela Caixa é corrigido pela inflação e tem prós e contras.

Primeiramente vale lembrar que esse novo modelo só vale para novos contratos. Quem já tem um financiamento imobiliário em andamento não poderá mudar. Além disso, o novo modelo é opcional. Os novos clientes poderão escolher entre as duas opções. Porém, depois não será possível mudar de um para outro.

A Caixa Econômica Federal anunciou no mês passado novas taxas de juros para financiamento imobiliário indexadas à inflação. Os valores partem de 2,95% ao ano + IPCA (para funcionários públicos) e chegam a 4,95% + IPCA, a depender do nível de relacionamento do tomador com o banco, do valor da entrada e outros fatores.

Atualmente, os contratos de financiamento feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH, utilizado para imóveis de até R$ 1,5 milhão) têm correção pela TR (Taxa Referencial), que está zerada. Essa modalidade ainda estará disponível para contratação. As taxas cobradas pela Caixa hoje estão entre 8,5% e 9,75% ao ano + TR. Considerando a inflação de 3,71% prevista para este ano, os juros anuais da nova modalidade de crédito ficam entre 6,66% e 8,66%. Juros mais baixos, portanto, mas é importante ter atenção com as diferenças entre os modelos de financiamento.

Na prática o novo modelo de financiamento oferece parcelas menores no início, facilitando o acesso a clientes com baixa renda. A título de comparação, o sistema SAC atual prevê que o valor das parcelas diminui com o tempo, mas a primeira dela é bastante elevada. Num financiamento de 30 anos, a primeira prestação é 11 vezes maior que a última, na média. No novo sistema por outro lado o comprador assume um novo risco: se a inflação disparar, as parcelas do financiamento disparam junto. 

Abaixo uma simulação com o mesmo imóvel e a mesma renda com os dois modelos:

Nota-se uma diferença de quase R$ 700,00 nas primeiras parecelas para a simulação acima.

Esse novo modelo já está disponível e pode ser usado para financiar até 80% do valor de imóveis novos e usados, com prazo de até 360 meses. As taxas mencionadas acima não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra juros mais baixos.

Lembando que no momento de financiar um imóvel, é importante comparar o valor das parcelas (incluindo juros) ao de um aluguel e ao rendimento obtido ao investir o valor de entrada. Também deve-se considerar possibilidades de imprevistos como desemprego e outras mudanças na economia renda, principalmente quando se trata do novo modelo de financiamento.

Ficou com dúvidas ou gostaria de ver nossas centenas de ofertas disponíveis para este novo modelo de financiamento? Entre em contato conosco! Nossos corretores estão te aguardando!